quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Teoria Musical ~ Cifras 2

Quando indicadas através de símbolos gráficos, as cifras indicam as posições que os dedos devem formar sobre as cordas do instrumento ou teclado para compor o acorde desejado. Neste caso são similares às tablaturas e só se aplicam a instrumentos de cordas e as partituras de teclados.
As cifras tradicionais utilizadas em instrumentos harmônicos como C , C7 são indicações de acordes. Na cifra melódica a nota é única e define a linha melódica da música, geralmente a voz de uma canção.
A cifra tradicional expressa o acompanhamento harmônico da voz ou do instrumento solista. A cifra melódica é a expressão em notas encadeadas da linha melódica do instrumento solista ou da voz.
Por exemplo, em uma música com voz e violão, a cifra tradicional é o violão e a cifra melódica é a voz.
Para tocar uma música utilizando cifras tradicionais você deve primeiramente conhecer a música. O mesmo ocorre para tocar uma música usando cifras melódicas. Em ambos os casos é impossível tocar sem conhecer a música previamente.
Por este motivo a cifra melódica é uma forma popular e informal de transmissão da cultura musical. Esta característica faz com que muitos músicos tradicionais vejam a cifra melódica com desdém ou receio, por achar que ela colabora para a popularização de uma forma incompleta de escrita musical.
Mas assim como as cifras tradicionais popularizaram o uso de instrumentos como teclado e violão, a cifra melódica está ajudando a popularizar o uso de instrumentos melódicos como flauta, saxofone, trompete e outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário